Alemães desenvolvem primeiro touchscreen que reconhece impressões digitais

Quem se recorda de um filme norte-americano chamado Minority Report? O filme tinha como personagem principal o capitão John Anderton, interpretado pelo Tom Cruise.  A película é de 2002, com direção de Steven Spielberg. Caso não tenha visto, fica a sugestão. Mas por que iniciar um post dessa forma? No filme a tecnologia usada era extremamente avançada, com telas que se projetavam em enormes placas de vidro ou em lentes ópticas. Nossa tecnologia atual ainda não se equipara com a de Minority Report, mas sem sobra de dúvidas está indo na mesma direção. Recentemente, dois cientistas alemães desenvolveram uma tela touchscreen que reconhece nossa digital. Incrível, não?

2494667_orig

Os dois alemães se chamam Christian Holz e Patrick Bauldisch, juntos desenvolveram um dispositivo batizado de Fiberio. O aparelho reconhece digitais e cria diferentes perfis específicos para cada usuário. Trata-se de um tabletop touchscreen. A tecnologia é inovadora justamente por ter como chave esse reconhecimento, que já existe no mercado em outros ramos, mas nunca empregado em tablets.

fiberio-623x432

Mas como funciona? Inicia-se com uma projeção de imagens abaixo do aparelho, tais imagens ocupam a base do tablet permitindo a visibilidade, enquanto fibras ópticas distribuídas verticalmente captam e identificam as impressões digitais. Além disso, há uma luz infravermelha localizada perto do projetor,  tal luz ajuda no reconhecimento biométrico. Aparentemente o aparelho ainda está em fase de testes, mas essa inovação garante conquistar o mercado.

fiberio-la-pantalla-que-reconoce-las-huellas-dactilares-p1a5ylzutqa1

 

A dupla está estudando melhorias, pois o desejo é eliminar o projetor por completo. Na tecnologia atual, os touchpads emitem luz, mas não conseguem recebê-la de forma satisfatória, e isso inviabiliza desenvolver um leitor de digitais sem o auxílio de sensores externos.

Por fim, o Fiberio não tem data de lançamento, muito menos previsão. Encontra-se, como já mencionado, em fase de testes. Mas promete revolucionar o mercado de smartphones.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s