A difícil decisão de assumir no trabalho

Será que em pleno século XXI ainda existe discriminação contra homossexuais no meio corporativo? A decisão de assumir a sua sexualidade é viável dependendo da empresa e cargo que ocupa? A lei federal é muito clara quanto a isso: ninguém pode ser discriminado por sexo, idade, cor ou estado civil. No entanto, infelizmente, não funciona desta forma. Mulheres e homens se sentem inibidos a revelar a sua sexualidade com medo de preconceito, impossibilidade de ascender no cargo ou piadinhas por parte do chefe e demais colegas. O assunto é tratado como tabu por muitas pessoas, e existem aqueles que preferem manter discrição.

gay-worker

Max Gehringer, um respeitável comentarista e estudioso do mundo corporativo resume bem a situação: “A lei proíbe discriminações. Mas, se alguém se revelar, deve se preparar para a perseguição silenciosa”. Em resumo ele afirma que ninguém precisa se esconder, afinal, é seu direito ser quem você é, independente do ambiente em que estiver. Algumas empresas são mais tolerantes que outras. Em uma empresa de publicidade, por exemplo, em que há uma grande quantidade de pessoas mais descontraídas e abertas, existe a possibilidade de não haver nenhum tipo de discriminação. Por outro lado, em empresas mais tradicionais e com funcionários conservadores o risco de ser excluído socialmente é bem maior. Não é uma regra, cada empresa tem o seu perfil, cabe a você estudá-lo, mas lembre-se de que você tem a lei a seu favor.

gay_logo

Ninguém deve assumir por obrigação, você não é forçado a tomar essa atitude para defender uma causa, por receio de covardia etc. Você deve assumir se realmente quiser, pois quando a decisão de dizer ou não se torna uma obrigação, pode acontecer uma inversão de valores. Em síntese, aquilo que deveria trazer uma sensação de conforto e liberdade se inverte, ou seja, você passa a carregar um fardo nas costas, se sentindo pressionado. Então, é importante pesar na balança os benefícios e os riscos que tal decisão irá proporcionar. Independente da sua decisão pare e pense: eu terei emocional suficiente para enfrentar? Lembre-se, isso não é covardia, é sensatez.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s