8 de Janeiro – Dia do fotógrafo

blog-620x198

A história da humanidade pode e é muito bem contada através da fotografia.
Desde 1826, data que marca o registro da primeira fotografia, feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce até os dias atuais, a fotografia ganhou importância por ser o registro mais certeiro e fiel do tempo.
O ramo profissional a fotografia se resume em três principais áreas:

1- Fotojornalismo: Área onde o fotógrafo atende publicações editoriais ou institucionais. As imagens são destinadas a mídia impressa, como jornais e revistas, ou eletrônica. Bancos de Imagem e Agências de Notícia também são clientes em potencial do fotojornalista. O profissional dessa área tem que ser um cara dinâmico, comunicativo e pró-ativo. Seu equipamento deve ser robusto e versátil para aguentar as exigências diárias. É preciso um bom jogo de lentes, de angulares a teles, para atender as necessidades das pautas mais variadas. Na maioria dos grandes veículos de comunicação é exigido o diploma de jornalista para exercer essa atividade, assim como para se filiar as entidades de classe (ARFOC e SINDIJOR)

 

certification_blog-810x198

2- Foto Publicitária: O profissional desse segmento atua produzindo imagens para Agências Publicitárias que serão utilizadas em campanhas e anúncios.

Equipamentos capazes de gerar imagens em altas resoluções e arquivos .RAW são bem-vindos nessa área. Normalmente o fotógrafo publicitário possui um estúdio onde desenvolve seus trabalhos. Conhecer os processos de impressão gráfica e dominar perfeitamente os processos de tratamento de imagem são requisitos que ajudam muito. Os fotógrafos publicitários têm como entidade representativa a ABRAFOTO

3- Fotografia Social: O fotógrafo social é o responsável pela cobertura de casamentos, festas e outros eventos sociais ou empresariais. O trabalho é muito parecido tecnicamente com o de fotojornalismo, mas existem algumas particularidades: O produto final em geral são álbuns e/ou apresentações multi-mídia. O profissional deve estar sempre atualizado com as possibilidades (cada vez maiores) de apresentação das imagens: Fotobooks e scrapbooking, por exemplo, são as tendências do momento. É  preciso muita criatividade para seduzir o cliente e apresentar um produto diferenciado e personalizado.

Sem dúvidas os fotógrafos marcam todos os acontecimentos importantes da humanidade e sobre tudo, seu cotidiano modo de vida.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s