Série Especial EPI: Proteção dos Pés (Episódio 3/10)

Já protegemos os ouvidos e a cabeça com a nossa série de EPI e agora falaremos da proteção de uma parte do nosso corpo, às vezes até esquecida, mas que sem ela não poderíamos seguir em frente: Os nossos pés!  Acompanhe mais um episódio da série de EPI que o Gaveteiro.com.br  trouxe para você!

botas-protecao-620x315

 

O que são?

Basicamente são os calçados próprios para proteção dos pés dos trabalhadores. Conforme a NR6,
protecao-pes-300x200os calçados são classificados de acordo com os riscos a que os trabalhadores são expostos. A empresa é obrigada a fornecer calçados para proteção de seus funcionários conforme as nove NBRs que definem parâmetros para orientar o uso de cada tipo de calçado de acordo com o risco exposto: Calçado de proteção –12561/92; Calçado de proteção – determinação de resistência a deformação em biqueiras de proteção – 1257/92; Calçado de proteção – determinação das medidas da biqueira de proteção – 1257/92; Calçado de proteção  – determinação das medidas da palmilha à prova de perfuração – 12573/92; Calçado de proteção – determinação da resistência à flexão em palmilha á prova de perfuração – 12574/92; Calçado de proteção – determinação da resistência à perfuração em palmilha á prova de perfuração  – 12575/92; Calçado de proteção – determinação da resistência do solado à passagem da corrente elétrica – 12576/92; Calçado de proteção – determinação da absorção de energia na região do calcanhar – 12577/92; Exigências técnicas de segurança para construção de calçado de proteção – 12594/92.

•Mecânicos: Choques, perfurações, quedas de objetos, esmagamentos e picadas.

•Umidade: Umidade proveniente de trabalhos com água.

•Térmicos: Tarefas que envolvam agentes térmicos.

•Químicos: Contato com produtos químicos, como líquidos corrosivos ou produtos tóxicos.

•Elétricos: Tarefas que apresentem riscos de choques elétricos.

 

Características

Materiais:

Tipo 1: Calçado totalmente confeccionado em couro

Tipo 2: Calçado totalmente confeccionado em borracha (inteiramente vulcanizado) ou em material polimérico.
Exemplo: Bota de PVC etc.

– Resistência:

Calçados de segurança (sapato/bota/tênis) contra impacto no bico de até 200 joulies e 15 kN de resistência a compressão do bico.

Calçados de proteção (sapato/bota/tênis) contra impacto no bico de 100 joulies e 10 kN de resistência a compressão do bico.

Calçados Ocupacionais não apresentam proteção no bico.

pés-componentes-dos-calçados-620x315

→ Como selecionar o calçado certo e como conservá-lo?

Reforçando: O calçado deve ser selecionado de acordo com os riscos aos quais o trabalhador é submetido, a atividade exercida e o piso do local. Outro fator muito importante a ser analisado é se o calçado tem o CA (certificado de aprovação).

Para conservá-lo faça o uso de meias de algodão, mantenha sempre seca a palmilha para evitar a proliferação de fungos, mantenha sempre em local arejado longe de calor e umidade, evite o uso contínuo do mesmo para evitar o surgimento de bactérias e fungos. Mantenha sempre limpo o calçado para maior durabilidade.

pés-anatomia-399x315

→ As obrigações de EPI

• Do empregador: Conforme o art. 166 (CLT) a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente o EPI adequado e em perfeito estado ao trabalhador.

Também de acordo com o art. 157 (CLT) “é obrigação da empresa cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho.”.
O empregador que deixa de fornecer EPI ou de fiscalizar o uso correto do material está sujeito a multa que pode variar entre R$630,47 à 6.304,74 (fonte:Guia Trabalhista Online)  e penalidades judiciais.

• Do empregado:  Conforme o art. 158 (CLT) cabe ao empregado observar e colaborar com a empresa na aplicação das normas de segurança e medicina do trabalho. E constituí ato faltoso do empregado a recusa injustificada ao uso dos equipamentos de EPI, podendo ser advertido com suspensão ou até demissão por justa causa.

Veja os episódios anteriores da Série:

Série Especial EPI – Proteção Auricular (1/10)
Série Especial EPI – Proteção da Cabeça (2/10)

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s