O Bom e Velho Chá Atravessando Gerações!

Finalmente resolveu fazer um pouco de frio nesse inverno. E aí junta esse friozinho com a vontade enooorme de ficar na cama…mas não dá. Hoje é terça, é dia de trabalho, de correria, de stress…mas calma…para um dia assim, nada como um chazinho para nos aquecer e acalmar os nervos. Como dizem por aí “tá nervoso…vá pescar”, mas se não der pra pescar… “tome um chá”! :p

banner-principal-600x315

E como nós adoramos uma historinha e curiosidades, vamos saber mais sobre a descoberta do chá!

Reza a lenda que ele surgiu no ano 2737 a.C num acaso quando o imperador chinês Shen Nung estava a passear com sua corte. Enquanto ele esperava que um plavix price de seus criados fervesse a água para consumi-la, algumas folhas caíram dentro da água tornando-a marrom. O imperador, que era um cientista, decidiu experimentar a bebida e a achou muito refrescante e saboroso.

emkt-cha-3_02-300x200

 

A partir desse momento, a disseminação do chá pelo país foi instantânea, mas o seu apogeu ocorreu na dinastia Tang. Após isso, ele chegou ao Japão, quando monges budistas visitaram a China.

Chá-5-300x200

 

Mas ele só chegou à Inglaterra em 1652, pelas mãos da princesa Catarina de Bragança. Finalmente! Mas você acha que qualquer um podia tomar chá? Jamais! O imposto era tão alto que acabou nascendo uma rede de contrabando na Inglaterra, com preços mais acessíveis, porém o chá era “adulterado”, os contrabandistas colocavam outras folhas no chá original para que ele rendesse mais. Essa “rede de tráfico” só acabou em 1784, quando o primeiro-ministro da Inglaterra Willian Pitt, reduziu o imposto sobre o chá de 119% para 12,5%, que diferença! A partir disso, o chá tornou-se acessível a todos.

Os portugueses e holandeses foram os responsáveis por disseminar o chá pela Europa e até nós o chá chegou pelos nossos colonizadores quando resolveram passar uma estadia por aqui!

Chá-British_tea2-600x315

O chazinho nosso do dia a dia

E o hábito de tomar chá não é exclusivo dos ingleses, sim, eles adoram,  mas o resto do mundo também! Você sabia que o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo? Sim, isso mesmo, depois da água, o líquido mais bebido no mundo é o chá, mais do que o famoso cafezinho! E se o chá das 17horas dos ingleses é chique, os chazinhos das nossas avós são bem populares não é mesmo? Até hoje é normal elas terem um tipo de chá para curar TUDO!!! E nós agrademos e adoraaamos esse mimo!!!

E a sabedoria popular de nossas avós não pode ser menosprezada, afinal, os chás, em sua maioria, possuem mesmo efeitos medicinais!

Chá2-500x315

Alguns tipos de chás e seus benefícios

Chá de morango auxilia contra acidez estomacal e má digestão.

Chá de limão tem ação energética, desintoxicante e digestiva.

Chá de camomila –  auxilia na digestão, alivia cólicas abdominais, náuseas. Trabalha também como calmante, combate à insônia e nervosismo.

– melhora azia, cólicas e gases. É calmante e digestivo, além de aliviar Asma e Bronquite.

Chá de erva-doce Alivia cólicas menstruais, auxilia na digestão.

Chá de Capim-cidreira é calmante, auxilia no combate a dores de cabeça pois possui propriedades analgésicas e relaxantes.

Chá de frutas e flores – auxilia no combate à retenção de líquidos, azia e diarreia.

Chá verde/ Chá-mate /Chá preto esses chás tem efeito estimulante pois contem cafeína o que provoca uma melhora na disposição. Chá de boldo – ótimo para azia e mal estar gerado no fígado porque esta erva favorece a digestão de gordura.

Chá verde/ chá preto/chá branco/chá vermelho – tem efeito diurético ajudando a eliminar impurezas do organismo auxiliando na perda de  peso!

Chá de canela – ajuda a combater gripes e resfriados aliviando as vias respiratórias

Chá de maracujá – tem efeito calmante

Chá de BoldoAuxilia na digestão, melhora o funcionamento do fígado diminuindo a azia, efeitos causados por bebida alcoólica e intolerância alimentar.

Chá de Sene – Laxante, Vermífugo, indicado para o mau funcionamento estomacal.
(Fontes: http://www.outramedicina.comhttp://www.clinicadenutricao.com.br)

Então a nossa dica é: tenha sempre vários tipos de sachês de chás na sua gaveta do escritório. Eles podem ser uteis em vários momentos, além de serem saborosos em todas as ocasiões!!

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s