Café & Economia: A melhor combinação na empresa!

máquina de café

O café no ambiente de trabalho é essencial, já sabemos. Mas e se, além do café de sempre, fosse possível ter o melhor café do mundo? E ainda economizar pó de café? Seria perfeito!

Nós, do site Gaveteiro.com.br pesquisamos maneiras de fazer o melhor cafezinho, de forma rápida, economizando e ainda em grande quantidade para que não falte no escritório!

 

Primeiro Passo: Escolha o melhor pó de café e armazene corretamente.

Antes de qualquer coisa, você deve pensar sobre qual o melhor café a ser usado. Na maioria das vezes o barato acaba saindo muito caro, pois pó de café de má qualidade talvez não deixe a bebida tão agradável ao paladar, e desta maneira o tiro pode acabar saindo pela culatra. A melhor opção é escolher um café com ótima matéria-prima e sempre conservá-lo longe de ar, calor, umidade e contato com odores estranhos. Quanto mais vedada for à embalagem na qual você colocará o café, por mais tempo ele durará. Geralmente café embalado em pacote tem durabilidade de até 90 dias, contudo se a embalagem for fechada a vácuo, ele se mantém em bom estado por até 01 ano.

 

Dica: Siga a tabela abaixo a risca e faça o café de acordo com o mais apreciado no ambiente de trabalho:

Qualidade da Bebida Quantidade de pó por litro
Fraca Abaixo de 70 gramas
Média De 70 à 90 gramas
Forte 100 gramas

 

 

Segundo Passo: Água mineral ou filtrada na preparação do café.

A melhor coisa a se fazer é não usar água da torneira. A água da torneira tem muito cloro e por esse motivo o gosto do café pode ficar diferente do esperado. Então, use água filtrada ou mineral; desta maneira o café mantém o sabor original.

 

Terceiro Passo: Preparando o café.

O passo a passo para fazer o café é simples e conhecido pela maioria; ferver a água e “passar” ela no coador com o pó de café. Mas existem alguns diferenciais que tornam o café ainda melhor.

Por exemplo; a água utilizada deve estar entre 90ºC e 100ºC, e o ideal é usar de 6 a 8 colheres de pó para cada litro de água usado, mas claro, isso depende do gosto de cada um, se você prefere café mais fraco, use menos pó e o mesmo serve para quem gosta de café bem forte.

Agora que o café está pronto, basta servir! Geralmente depois de pronto o café deve ser consumido em pelo menos uma hora, assim ele mantem o mesmo sabor do momento em que foi feito.

Importante: Nunca reutilize o pó de café, ou ferva o café pronto. Esse tipo de procedimento acaba com o sabor.

 

A cafeteira elétrica profissional vai te ajudar muito no escritório.

Dependendo da quantidade de funcionários na empresa, uma cafeteira elétrica usada em residências jamais daria conta de fazer a quantidade necessária de café tomado diariamente. Além de fazer o mesmo procedimento várias vezes, imagine o quanto esse processo gasta eletricidade e aumenta os custos.

O procedimento é o mesmo do café feito manualmente ou na cafeteira comum; para cada litro de água, 6 a 8 colheres de pó de café, a diferença é que você fará muito mais café de uma vez e de forma bem mais rápida. Além disso, você consegue controlar a quantidade consumida por dia e sabendo exatamente como preparar o café, o desperdício diminui muito.

 

Preparando café na cafeteira profissional.

Antes de ligar a cafeteira de inox é necessário colocar água na “camisa” externa do equipamento. Verifique sempre a água contida na “camisa” para que a resistência da cafeteira não queime.

Em seguida, coloque o termostato da sua cafeteira em 90°C ou 95°C e use café com moagem média. Cafeteiras de inox, na maioria das vezes, vêm com coadores de pano, então, após o uso é muito importante que o coador seja bem lavado para que não fique nenhum resquício do café feito anteriormente.

Quando a água atingir a temperatura correta, deve-se misturar com o pó e passar imediatamente no coador. Com o café pronto, mantenha o termostato em 80ºC para que a bebida se mantenha quente até o fim ou coloque imediatamente o café em uma garrafa térmica.

 

Importante:

– Torne a bebida ainda mais homogênea retirando uma parte dela pela torneira e colocando no tanque novamente.

– Sempre que começar uma nova preparação verifique atentamente se não há pó de café no coador ou café pronto dentro da cafeteira profissional.

– O café fica parte superior e a água na parte inferior do equipamento para que a água entre em contato com a fonte aquecedora.

– Quando a bebida chegar à parte inferior da cafeteira retire a parte superior e sirva o café.

Com todas essas dicas é impossível não fazer o melhor café do mundo e com sabor incrível. Se você ainda não tem sua cafeteira de inox profissional, clique aqui e veja a que mais combina com seu ambiente de trabalho!

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s