6 dicas para montar uma cozinha industrial!

Conheça todos os segredos para ter uma cozinha industrial lucrativa e sem desperdícios. Temos dicas importantes que ajudarão na montagem da sua!

cozinha-industrial-2

Com o passar do tempo, e também dadas às exigências do mercado atual, pensar em modelos de cozinhas profissionais é mais do que apenas importante: É uma necessidade.
Empresas, restaurantes, hotéis, lanchonetes e muito mais, necessitam de panelas, fogões e fornos com mais potência e em tamanhos maiores, pois o fluxo de pessoas se alimentando é bem superior ao de uma residência comum.  Para auxiliar e tornar essa experiência muito mais lucrativa, oferecemos dicas importantes que vão ajudar na hora de montar sua cozinha.

1- Itens básicos para a cozinha industrial.

Equipamentos para cozinha industrial em uma só imagme

 

Existem equipamentos que não podem faltar em uma cozinha. O item mais importante é o fogão. Sem um fogão industrial de qualidade fica impossível cozinhar e fritar alimentos. No mercado existem fogões de 2,4,6 e 8 bocas, todos modulares, com espaço para acoplar mais fogões, e também com espaço para colocar um forno industrial.
Geladeiras e freezers também são imprescindíveis, pois certos alimentos precisam ficar armazenados em local frio, tais como carnes, sucos e alguns vegetais. Dependendo da quantidade de alimentos comprados é importante ter uma ou mais geladeiras e um freezer capaz de conservar alimentos congelados.
Outro equipamento importante é o forno. Fornos industriais são vendidos separadamente do fogão, mas se trabalhar com assados e grelhados ele é muito importante. Panelas, talheres e amaciadores de bifes, são itens geralmente confeccionados em alumínio que oferecem grande resistência. Podem ser encontrados facilmente em diversos tamanhos para atender a todo tipo de demanda.
Com esses produtos em mãos é possível ter uma cozinha profissional básica, mas se, além disso, a cozinha for parte de uma lanchonete, rotisserie ou hotel, alguns outros equipamentos precisam entrar nesse mix: Chapas para lanche, suqueiras, fornos de pizza e espremedor de frutas não podem faltar.

 

2- Qual o melhor fogão?

Foto de fogões industriais respectivamente: 2 bocas, 4 bocas e 6 bocas

 

Os fogões variam de acordo com a necessidade, espaço e tamanho desejado pelo cliente.  Existem fogões 2 bocas para cozinhas menores como de pequenos restaurantes, fogões  4 bocas e 6 bocas para auxiliar em cozinhas maiores, como em grandes hotéis, restaurantes executivos, self-service, empresas etc. Lembrando que a maioria destes modelos são modulares e podem ser encostados na parede ou formando layout de ilha no centro da cozinha, proporcionando maior espaço para bancadas e outros equipamentos.

3- Em quais ambientes uma cozinha industrial é necessária?

Em empresas que oferecem refeições ao longo do dia aos seus funcionários ou em hospitais de grande porte. Neste caso a cozinha industrial irá preparar refeições como café da manhã, almoço, janta para muitas pessoas de uma única vez.
Restaurantes que fornecem refeições prontas para outros estabelecimentos precisam de uma cozinha profissional. Nela é possível fazer todo o trabalho de picar, fatiar, cortar e até mesmo atuar no pré-preparo de alimentos, como no caso de alimentos que serão finalizados em outro local. Podem também ser utilizadas para confeccionar marmitas para empresas terceirizadas.
E por último a cozinha pode ser utilizada para preparo de super congelados, coma atuação direta para empresas que vendem seus produtos para comércio em varejo.

 

4-Por que são necessários buffets e cubas?

 

Foto de buffet e cubas com comida

As cubas e buffets mantêm os alimentos expostos para que os consumidores se sirvam à vontade. São muito utilizados em restaurantes, cantinas e empresas que trabalham com self service.  Cubas e buffets podem manter tanto a comida aquecida, (no caso de molhos, massas, guarnições etc.), quanto gelada, (saladas, sushi, peixe cru etc.). É a forma mais prática de se trabalhar com a cozinha industrial, pois a comida é feita em grande quantidade e não é necessária a elaboração de porções, pratos estilizados etc. Basta repor a comida conforme a cuba vai se esvaziando.

 

5-Refrigeração dos produtos perecíveis e mais que importante: é essencial!

Imagem de Freezer ao lado de geladeiras de cozinha industrial

 

Mantendo sua geladeira ou freezer em boas condições de uso você evita: perda alimentos, desperdícios e muitos prejuízos. Contudo, não se trata apenas de economia, mas de oferecer alimentos frescos e bem feitos aos clientes. Imagine que o cliente consuma algum alimento que está fora da geladeira e estragado; as chances dele ficar doente são grandes e isso não é uma boa propaganda para sua cozinha. Por isso fique sempre de olho aos prazos de validade e também se o produto precisa ser mantido na geladeira. É o mínimo.

 

6-Cursos que ajudam a gerir o tempo e tornar sua cozinha ainda mais eficiente.

Órgãos do governo oferecem cursos para ajudar a montar uma cozinha industrial eficiente e livre de prejuízos. Na internet também é possível acessar apostilas com explicações minuciosas para que cálculos de gastos e também dos lucros sejam entendidos e possam ser comprovados após a abertura do negócio. Um bom exemplo é o curso do Sebrae sobre o  “Como montar um restaurante foodservice”. Pesquise muito bem, entre em no ramo alimentício com metas definidas e com uma cozinha industrial bem equipada e preparada para o público alvo correto.

 

Seguindo esses primeiros passos, é muito mais fácil conseguir alcançar o objetivo. Comece agora seu negócio, oferece aos consumidores produtos e alimentos saídos da cozinha industrial perfeita!

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s