Cozinha limpa é sinônimo de eficiência!

Cozinha limpa é cozinha confiável! Saiba como tornar seu ambiente de trabalho impecável e livre de germes e bactérias.

A limpeza da cozinha industrial.

limpeza-cozinha-indusstrial

Como a cozinha é o local onde os alimentos são manipulados, limpeza e higienização são peças-chave para evitar micro-organismos, fungos e bactérias causadores de doenças. Em uma cozinha industrial, onde o fluxo é intenso, o cuidado deve ser redobrado, pois o ambiente está sempre cheio de vapores, gorduras e poeiras, os quais podem tornar paredes, pisos, bancadas e coifas amarelados por conta de resquícios gordurosos. Se os seus equipamentos estão sem brilho e cheios de gordura incrustada, é hora de dar início a uma faxina mais pesada, para retirar todo e qualquer resquício de sujeira que futuramente venha a ser contaminante Sujidades agressivas, precisam de procedimentos de limpeza feitos com paciência, concentração e utilizando produtos corretos para cada parte da cozinha, sempre com o auxílio de luvas e aventais.

Por que higienizar a cozinha e os alimentos?

Higienização não se limita a pegar um Chefe de cozinha limpando superfície da cozinhabalde, um esfregão e passar desinfetante pelo ambiente, são necessários produtos de limpeza específicos para que cada parte da cozinha receba a desinfecção correta. O conhecimento é primordial. Com ele você previne riscos à saúde de seus funcionários e evita o uso de produtos de limpezas não adequados que podem corroer, riscar ou destruir aparelhos e também, ao invés de matar as bactérias dos alimentos, você pode torna-los ainda mais nocivos.

Como limpar?

 

O primeiro passo consiste na remoção de poeiras, sujidades, Mãos com luva de latex limpando fogão industrialobjetos, lixo e restos de alimento. Após isso, elimine os agentes biológicos ou químicos que podem contaminar os alimentos ou causar danos á saúde. Existem muitos produtos no mercado que ajudam na sanitização do local de trabalho, como: cloros, lysoforms, água sanitárias e desinfetantes. Para alimentos também são necessários produtos específicos que eliminam todas as bactérias e germes dos alimentos.

Quais produtos são mais adequados?

Existem linhas específicas para limpeza de cozinhas industriais disponíveis no mercado. A Audax trabalha com uma linha completa para cuidado e higienização dos aparelhos e alimentos oferecendo detergentes neutros e clorados, desincrustantes limpas coifas, químicos que dão brilho em panelas e utensílios de cozinha e sanitizantes para alimentos. Usados corretamente, você tem a segurança de trabalhar em um local totalmente seguro. Veja como alguns desses produtos funcionam:

Sanitizante: Deve ser usado em frutas, legumes e verduras.
Para que serve: Ele libera cloro ativo com pH neutro, mantendo os produtos limpos e saudáveis.
Uso: Dilua o sanitizante em uma bacia com água (de plástico ou inox) e deixe os alimentos submersos por pelo menos 10 minutos.

Desincrustante: Para limpeza de coifas e áreas com excesso de sujidades.
Para que serve: Elimina gorduras, corantes e sujidades impregnadas.
Uso: É aplicado puro, sem diluir.

Detergente clorado: É potente que um detergente neutro.
Para que serve: Limpa, desinfeta e retira gordura com mais facilidade da louça.
Uso: Pronto uso, basta coloca-lo em uma esponja e limpar as superfícies.

Para conhecer outros produtos disponíveis, basta clicar no banner abaixo. Clicando você obtém mais informações sobre nossa linha.

Banner produtos audax Linha Prokitchen

Dicas finais:

  • Evite a utilização de vassouras que levantam o pó e podem infectar os alimentos.
  • Deixe de lado o paninho de cozinha e pano de chão que acumulam germes e contaminam o ambiente. Se for usar, lave imediatamente após o fim da faxina.
  • Limpe e desinfete todas as superfícies que entram em contato com alimentos.
  • Inspecione regularmente os equipamentos e observe a atual qualidade de limpeza do ambiente.
  • Evite o uso de produtos desconhecidos, tóxicos ou corrosivos.
  • Utilize materiais adequados para limpar os utensílios sem riscá-los ou danificá-los.
  • Não misture produtos de limpeza, você pode gerar gases tóxicos que podem matar.
  • Após cada dia de trabalho é importante limpar toda a cozinha e lavar todos os utensílios usados. Não pule essa parte do serviço, evite que ratos e baratas se proliferem.

 

Trabalhar em uma cozinha industrial não é fácil, mas seguindo todas essas dicas de higiene, o resultado é gratificante e extremamente lucrativo. Uma cozinha limpa e bem organizada é sinal de credibilidade.

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

2 comentários sobre “Cozinha limpa é sinônimo de eficiência!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s