Guia de lixas: Usos e aplicações.

Utilizadas no pré-acabamento, folhas, discos e cintos de lixa podem ser usadas em várias superfícies! Também usados para polir e ajudar na aderência de tinta em alguns tipos de materiais, você confere agora seus diferentes tipos de aplicações!

Com diferentes cores, formatos, tamanhos, costados e grãos, as lixas possuem ampla atuação em serviços de acabamento, onde livram peças, móveis e placas de farpas, desníveis e desigualdades, dando um aspecto agradável ao produto e garantindo formas uniformes no ambiente.

Mão segurando diversos tipos de lixa

Lixas e lixamento: Conhecimento geral.

– Lixamento:

O lixamento é um processo que consiste em lixar de forma leve superfícies envernizadas e pintadas para retirar seu brilho e preparar o local para uma próxima demão, além de retirar uma quantidade significativa do antigo material para eliminar defeitos como ondulações ou marcas de ferramentas.

– Costado:

Tabela referente ao Papel costado

O costado é uma parte da lixa onde os adesivos e os grãos abrasivos são aplicados, servindo como suporte para esses grãos e para a impressão de marcas e informações importantes, como especificações e cuidados.  Existem quatro tipos de costados: Costado de papel que se divide de acordo com seu peso, Costado de Tecido que proporciona maior resistência em grandes esforços, o Costado de Fibra que é utilizado juntamente com lixadeiras por ser o mais resistente entre os costados, e o Costado de Combinação, que é obtido através de papel pesado e tecido.

Tipos de Lixas.

Pertencentes a lista de abrasivos industriais, as folhas de lixa mais comuns são divididas em 04 categorias: Lixa d’água, lixa madeira, lixa ferro e lixa massa.

– Lixa D’água:

Encontrada, principalmente, na cor preta, a folha de lixa d’água é utilizada com produtos líquidos, como água e querosene. Sua função é retirar resquícios dos objetos lixados ao mesmo tempo em que a água vai limpando as impurezas obtidas após o processo. Seu uso é aplicado no lixamento de resina, massas e gesso.

Granulação: 80 a 2000

– Lixa Madeira:

como-lixar-madeira-aplicacao

Encontrada na cor amarela ou marrom, a lixa de madeira é utilizada somente seca e em madeiras de diferentes densidades, podendo ser utilizada em oficinas de marcenaria, oficinas de artesanato e indústria moveleira para eliminar farpas e dar o acabamento necessário antes de receber a pintura.

Granulação: 36 a 320.

– Lixa Ferro:

Disponível nas cores preto ou azul, na maioria Homem lixando ferrodos casos, a lixa para ferro é utilizada seca em superfícies metálicas e ferrosas para fazer acabamentos e nivelar superfícies. Essencial na remoção de tintas e desbaste de massa plástica, a folha de lixa de ferro pode ser utilizada junto com máquinas de lixamento e funilarias, indústria automotiva, serralherias.

Granulação: 36 a 220.

– Lixa Massa:

Encontrada na cor vermelha em sua maioria, a lixa massa em folha é recomendada para o nivelamento de superfícies de alvenaria, massas, gesso e pinturas em geral. Ideal para remover imperfeições e alinhar massa corrida, além de atuar no preparo de paredes e superfícies para o recebimento de camadas de tintas.

Granulação: 60 a 220.

tabela de uso da lixa massa

Lixa elétrica x Lixa manual.

homem-lixandomadeira

Lixas elétricas tornam o trabalho mais ágil e eficiente, principalmente quando a área a ser lixada tiver rebarbas e ondulações difíceis de retirar apenas com a lixa de mão. Existem vários modelos no mercado, mas as mais conhecidas e usadas são: Lixadeira orbital e lixadeira roto orbital. Para trabalhos na indústria, oficinas etc. é importante escolher uma lixa, tanto elétrica quanto manual, que supra as necessidades do trabalho diário. As lixas manuais são melhores para uso em superfícies mais delicadas, pois a força da mão sobre a superfície é bem menor do que de uma lixadeira elétrica. Verifique as vantagens e desvantagens das lixas elétricas e escolha a que mais se adequa ao seu ambiente de trabalho

9 dicas para um bom desempenho com as folhas de lixa:

1- Para um bom acabamento, é necessário utilizar primeiro uma lixa mais grossa e em sequência uma mais fina.

2- Quanto mais alto o número de grãos, mais fina será a lixa.

3- As lixas d’água devem sempre ser lavadas e expostas para secar após seu uso para garantir maior vida útil.

4- As folhas de lixa podem ser utilizadas com máquinas lixadeiras ou com o apoio de pedras para maior estabilidade.

5- No caso das lixas de madeira, deve-se lixar sempre no sentido dos veios da madeira para que não haja ranhuras.

6- Depois de lixar qualquer superfície, é necessário limpá-la antes de qualquer processo seguinte, seja de pintura ou de aplicação de outro material.

7- Ao lixar metais, paredes e madeiras, o uso de óculos protetores, máscaras faciais e luvas é sempre uma boa opção de segurança.

8- As folhas de lixa podem ser recortadas com tesoura para se adaptar ao tamanho desejado.

9- O costado das lixas geralmente indicam seu tamanho e grãos, ideal para evitar erros.

Banner promocional sobre linha de abrasivos da norton

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s