O que é a NR-12 e como se adequar a ela?

Prevenindo acidentes e oferecendo um expediente seguro, conheça tudo sobre a lei que foi criada para garantir a proteção do colaborador dentro do ambiente industrial.

O que é a NR-12?

imagem ilustrando nr12

 

Criada pelo Ministério do Trabalho, a NR-12 é uma norma regulamentadora que foi desenvolvida e fundamentada com medidas que garantem a saúde e integridade física dos trabalhadores em relação á acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos e em diversas fases, desde a fabricação até a manutenção, além de ter requisitos de segurança sobre armazenagem, materiais, e eletricidade.

Pra que serve a NR-12?

A partir dos avanços sócios econômicos no Brasil durante os últimos anos, os negóciosepi para nr12 internacionais cresceram e a indústria brasileira ganhou uma posição de destaque, fazendo com que as leis regentes formulassem a NR-12.
Seu objetivo é, através do resultado de amplo estudo, garantir que os colaboradores da indústria tenham a saúde e integridade física, sempre estabelecida, como requisito mínimo dentro dos principais pontos abordados dentro da Norma Regulamentadora 12, como: Princípios Gerais, arranjo físico e instalações, Instalações e dispositivos elétricos, dispositivos de partida, acionamento e parada, sistemas de segurança, dispositivos de parada de emergência, meios de acesso permanentes, componentes pressurizados, transportadores de materiais, aspectos ergonômicos, riscos adicionais, manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos, sinalização, manuais, procedimentos de trabalho e segurança, projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título, exposição e utilização, capacitação, outros requisitos específicos de segurança.

Adequação NR-12.

Para se adequar a NR-12 é necessário verificar se todas as máquinas estão em condições de uso e se o espaço de trabalho é adequado. Além disso, é de suma importância que a diretoria se envolva e invista em maquinário e manutenção,  conforme as normas regulamentadoras, para que nenhum imprevisto aconteça.
Para a segurança das máquinas e riscos e também para parte de sistemas e comandos relacionados à segurança das máquinas, a empresa precisa estar dentro da ABNT NBR ISO/2100 e ABNT NBR 14153.
Com ajuda de uma equipe integrada e um técnico de segurança competente é possível adequar corretamente todos os equipamentos industriais e saber quais são os EPI’s necessários para o trabalhador.

Como ter um ambiente seguro com a NR-12.

Com média de 3.000 mortes por ano no Brasil referentes á acidentes com máquinas e equipamentos, a NR-12 é sinônimo de segurança em primeiro lugar.
Através do planejamento de espaço, maquinário, recursos, tempo e informações, a execução da NR-12 recebe o auxílio de medidas de proteção que devem ser adotadas pelos contratantes para os usuários estarem seguros:  Proteção coletiva, administração de organização e proteção individual de acordo com as características das máquinas e equipamentos.
Para o colaborador ou a equipe estarem dentro da norma e protegidos durante o expediente, pode-se contar com a ajuda de proteções físicas como:

– Proteção Auditiva: Assegura que a audição do usuário durante o manuseamento ou proximidade com máquinas e equipamentos que emitem ruídos acima de 85dB, não irão afetar sua audição à longo prazo. Para esse tipo de proteção é necessário um abafador de ruídos ou um protetor auricular.

– Proteção Respiratória e Visual: É feita com filtros, máscaras PFF2, máscaras de solda passivas ou com máscaras para solda com auto escurecimento. Essas máscaras e filtros, além de proteger a visão de raios ultravioleta, infravermelho e luz visível, impedem a inalação de fumos metálicos, gases e poeiras, assegurando a proteção dos pulmões e vias respiratórias a curto e longo prazo.

– Vestimentas de raspa: Protegem o corpo, rosto e membros dos usuários, garantindo que fagulhas e partículas volantes não machuquem o colaborador durante o expediente, principalmente quando o funcionário fica em contato constante com máquinas de solda onde o risco de queimaduras são altos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s