C.A.: O que significa e porque é tão importante?

Provavelmente você já ouviu falar do termo “Certificado de Aprovação” ou já se deparou com a sigla “C.A.” em sites de equipamento de proteção individual. Confira agora qual a importância desse certificado e qual o seu significado!

O que é Certificado de Aprovação do EPI?

ca-papel

O certificado de aprovação, ou C.A., é um documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que garante a funcionalidade, resistência e qualidade de um EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Segundo a regulamentação, por meio da NR-6, a regra é que todo e qualquer EPI, de origem nacional ou importada, só pode ser comercializado ou utilizado dentro das empresas se contiver a indicação do Certificado de Aprovação imposto pelo órgão nacional competente na questão da segurança e saúde no trabalho.

Qual a importância dos certificados de aprovação nos EPI’s?

ca-epi

Agora que você já sabe o que é um C.A, vamos conhecer melhor o que é um EPI: O Equipamento de Proteção Individual ou EPI é todo acessório ou dispositivo individual utilizado pelo trabalhador durante o expediente com a finalidade de protegê-lo dos riscos e ameaças a sua saúde. Dentre esses equipamentos temos: Óculos de proteção, luvas, botas, roupas especiais, capacetes, máscaras respiratórias, talabartes, cinturões de segurança, mangotes de raspa e muitos outros produtos.
Para garantir a funcionalidade de proteção desses materiais, é necessário que cada um dos produtos contenham o seu próprio C.A. Essa exigência é clara, pois antes de chegar aos pontos de venda, o EPI deve ser submetido a alguns testes específicos relacionados ao segmento em que se enquadra para assim poder garantir a eficácia de sua proteção e durabilidade.
Se o resultado desses testes for positivo, o EPI recebe então o seu C.A. e a autorização de comercialização.

Qual a validade de um C.A?

validade

Depende muito de equipamento para equipamento, mas se o EPI estiver próximo de vencer o C.A., o fabricante tem até 90 dias antes do prazo de vencimento para renovar o Certificado de Aprovação. Caso o equipamento de proteção individual ganhe uma característica que fuja do indicado do C.A. em vigor (por exemplo, o capacete era Classe A e agora a empresa só confecciona capacetes de proteção Classe B), o fabricante é obrigado a emitir um novo C.A. que abarque essa nova característica.
A informação de expiração do C.A. pode ser verificada no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dicas:

1- Antes de comprar qualquer produto de EPI, verifique se a embalagem do produto não está violada e se apresenta informações claras e visíveis.

2- Não compre um produto de proteção individual caso ele não contenha C.A., sua procedência pode ser duvidosa.

epi-comprar-ca

3- Em caso de compras online, adquira seu EPI de sites confiáveis e que deixam o C.A. do EPI sempre visível.

4- Certifique-se que o C.A. é verdadeiro acessando sites especializados, como o site do TEM (Ministério do Trabalho e Emprego) e o ConsultaCA.

5- Atenção: Se o EPI quebrar ou se danificar ele deve ser trocado imediatamente, independente do prazo de validade do C.A.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s