Móveis: Ajudando na decoração e organização do escritório.

Para criar um ambiente profissional confortável e utilizando o espaço da melhor forma possível, selecionamos algumas dicas de móveis ergonômicos e decorações para melhorar seu desempenho profissional. Confira!

Muitos brasileiros passam a maior parte do seu dia dentro de um escritório, sentados em cadeiras na frente de um computador. Pensando nisso, nós do Gaveteiro, repensamos nas consequências dessa rotina, e disponibilizamos móveis corporativos que auxiliam no bem estar e na organização dos escritórios, salas de reunião e secretaria.
Quando projetamos essas áreas dentro da empresa, devemos levar em conta os móveis principais, como mesas, cadeiras, armários, sofás e bancadas, que devem sempre prezar pela funcionalidade e ergonomia, proporcionando um ambiente confortável e organizado.

Escritório Confortável.

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Pensando nas longas horas de um expediente no ambiente corporativo, a comodidade é primordial. Então, quando começar a decorar o ambiente, esse item deve ser colocado em primeiro lugar.
Após fazer as escolhas iniciais que melhoram o ambiente, como as cores dos móveis e seu material, deve-se escolher a mesa principal com formato de acordo com o tamanho da sala e uma cadeira ergonômica que se ajuste ao físico do usuário que ficará a maior parte do seu dia no trabalho.
Itens de conforto também não podem ser esquecidos, como apoios ergonômicos para os pés, que proporcionam o descanso dos músculos e melhoram circulação sanguínea, e suportes para monitor LCD que auxiliam na digitação, leitura extensa e conferências. Mouses pad e apoios para os braços também são necessários e exigidos por lei, conforme a NR-17.
Usando esses acessórios, muitas doenças por esforço repetitivo são evitadas e a fadiga corporal diminui drasticamente.

Como Montar Uma Sala de Reunião.

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A sala de reunião corporativa é o espaço onde se discutem projetos, negócios, metas e fatores importantes que ajudam no desenvolvimento da empresa, portanto, o local deve seguir algumas características de conforto, tecnologia, praticidade e aproveitamento de espaço.
Ao escolher os móveis, é importante levar em conta os diferentes perfis físicos dos usuários, e buscar acomodá-los da melhor forma possível, utilizando mesas longas que se adaptam ao tamanho do local e cadeiras ergonômicas ajustáveis que ofereçam vista completa da sala, mantendo as reuniões interessantes e evitando o desgaste físico.
Para manter a sala organizada, documentos e outros papéis devem ser guardados em arquivos ou gaveteiros, que serão posicionados nos cantos, pois assim os papéis ficam acessíveis e organizados.
Outro ponto importante na decoração de escritórios e salas de reunião são as cores escolhidas nas paredes e objetos que estão relacionadas com a atividade exercida dentro do local. Cores claras tornam o ambiente convidativo, calmo e confortável e cores quentes proporcionam alegria, movimentação e autoconfiança. Mesclar as duas paletas de cores ajuda a manter o equilíbrio entre a calma e a agitação.

Tecnologia e iluminação.

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Para se adequar ás inovações, o uso de tecnologia em salas corporativas e escritórios ajudam na interatividade da equipe. Projetores para apresentações, lousas inteligentes, televisões que notificam resultados, notebooks auxiliares, computadores, e câmeras para videoconferência, são itens que agilizam reuniões presenciais ou à distância sem grandes desgastes físicos.
Na parte de iluminação, uso de lâmpadas fluorescentes que não produzem calor, iluminam mais e possuem baixo valor econômico são as mais indicadas.
Com a tonalidade branca, as luzes devem estar estrategicamente posicionadas para evitar o cansaço dos olhos dos colaboradores, podendo também ser utilizadas as lâmpadas de LED.

Escolha a cadeira certa.

Além de mesas, lâmpadas, gaveteiros e tudo que é necessário para tornar o ambiente profissional ainda mais funcional, cadeiras são peça-chave para manter o conforto do funcionário durante o expediente. Mas como escolher a cadeira certa?
Tudo depende do trabalho e a verba que a empresa pode disponibilizar para comprar as cadeiras de escritório. Existem no mercado cadeiras de vários tipos como: Cadeiras com braços e altura ajustável, cadeiras sem braços, cadeiras giratórias, cadeiras executivas, cadeira secretária etc.
É importante que as cadeiras contenham rodinhas, pois assim fica mais fácil se locomover em uma sala com 2 ou mais pessoas, ou se houver a necessidade de levar a cadeira para algum outro ambiente.

 5 Dicas para manter o ambiente profissional organizado e confortável:

1- O uso de móveis ergonômicos como cadeiras e apoiadores é indispensável para obter conforto no trabalho;

2- Salas de reuniões devem sempre estar limpas e com a papelada organizada dentro de armários, arquivos ou gaveteiros para que documentos não se percam;

3- Uma sala de reunião convidativa e com o espaço utilizado de forma inteligente, gera maior produtividade e atenção dos participantes;

4- Cores e iluminações devem conversar entre si para evitar fadiga visual e impedir que a perca de atenção em escritórios ou reuniões;

5- A tecnologia aplicada nessas áreas remete conforto e economia, adaptar-se a ela é uma ótima escolha!

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Guia de lixas: Usos e aplicações.

Utilizadas no pré-acabamento, folhas, discos e cintos de lixa podem ser usadas em várias superfícies! Também usados para polir e ajudar na aderência de tinta em alguns tipos de materiais, você confere agora seus diferentes tipos de aplicações!

Com diferentes cores, formatos, tamanhos, costados e grãos, as lixas possuem ampla atuação em serviços de acabamento, onde livram peças, móveis e placas de farpas, desníveis e desigualdades, dando um aspecto agradável ao produto e garantindo formas uniformes no ambiente.

Mão segurando diversos tipos de lixa

Lixas e lixamento: Conhecimento geral.

– Lixamento:

O lixamento é um processo que consiste em lixar de forma leve superfícies envernizadas e pintadas para retirar seu brilho e preparar o local para uma próxima demão, além de retirar uma quantidade significativa do antigo material para eliminar defeitos como ondulações ou marcas de ferramentas.

– Costado:

Tabela referente ao Papel costado

O costado é uma parte da lixa onde os adesivos e os grãos abrasivos são aplicados, servindo como suporte para esses grãos e para a impressão de marcas e informações importantes, como especificações e cuidados.  Existem quatro tipos de costados: Costado de papel que se divide de acordo com seu peso, Costado de Tecido que proporciona maior resistência em grandes esforços, o Costado de Fibra que é utilizado juntamente com lixadeiras por ser o mais resistente entre os costados, e o Costado de Combinação, que é obtido através de papel pesado e tecido.

Tipos de Lixas.

Pertencentes a lista de abrasivos industriais, as folhas de lixa mais comuns são divididas em 04 categorias: Lixa d’água, lixa madeira, lixa ferro e lixa massa.

– Lixa D’água:

Encontrada, principalmente, na cor preta, a folha de lixa d’água é utilizada com produtos líquidos, como água e querosene. Sua função é retirar resquícios dos objetos lixados ao mesmo tempo em que a água vai limpando as impurezas obtidas após o processo. Seu uso é aplicado no lixamento de resina, massas e gesso.

Granulação: 80 a 2000

– Lixa Madeira:

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Encontrada na cor amarela ou marrom, a lixa de madeira é utilizada somente seca e em madeiras de diferentes densidades, podendo ser utilizada em oficinas de marcenaria, oficinas de artesanato e indústria moveleira para eliminar farpas e dar o acabamento necessário antes de receber a pintura.

Granulação: 36 a 320.

– Lixa Ferro:

Disponível nas cores preto ou azul, na maioria Homem lixando ferrodos casos, a lixa para ferro é utilizada seca em superfícies metálicas e ferrosas para fazer acabamentos e nivelar superfícies. Essencial na remoção de tintas e desbaste de massa plástica, a folha de lixa de ferro pode ser utilizada junto com máquinas de lixamento e funilarias, indústria automotiva, serralherias.

Granulação: 36 a 220.

– Lixa Massa:

Encontrada na cor vermelha em sua maioria, a lixa massa em folha é recomendada para o nivelamento de superfícies de alvenaria, massas, gesso e pinturas em geral. Ideal para remover imperfeições e alinhar massa corrida, além de atuar no preparo de paredes e superfícies para o recebimento de camadas de tintas.

Granulação: 60 a 220.

tabela de uso da lixa massa

Lixa elétrica x Lixa manual.

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Lixas elétricas tornam o trabalho mais ágil e eficiente, principalmente quando a área a ser lixada tiver rebarbas e ondulações difíceis de retirar apenas com a lixa de mão. Existem vários modelos no mercado, mas as mais conhecidas e usadas são: Lixadeira orbital e lixadeira roto orbital. Para trabalhos na indústria, oficinas etc. é importante escolher uma lixa, tanto elétrica quanto manual, que supra as necessidades do trabalho diário. As lixas manuais são melhores para uso em superfícies mais delicadas, pois a força da mão sobre a superfície é bem menor do que de uma lixadeira elétrica. Verifique as vantagens e desvantagens das lixas elétricas e escolha a que mais se adequa ao seu ambiente de trabalho

9 dicas para um bom desempenho com as folhas de lixa:

1- Para um bom acabamento, é necessário utilizar primeiro uma lixa mais grossa e em sequência uma mais fina.

2- Quanto mais alto o número de grãos, mais fina será a lixa.

3- As lixas d’água devem sempre ser lavadas e expostas para secar após seu uso para garantir maior vida útil.

4- As folhas de lixa podem ser utilizadas com máquinas lixadeiras ou com o apoio de pedras para maior estabilidade.

5- No caso das lixas de madeira, deve-se lixar sempre no sentido dos veios da madeira para que não haja ranhuras.

6- Depois de lixar qualquer superfície, é necessário limpá-la antes de qualquer processo seguinte, seja de pintura ou de aplicação de outro material.

7- Ao lixar metais, paredes e madeiras, o uso de óculos protetores, máscaras faciais e luvas é sempre uma boa opção de segurança.

8- As folhas de lixa podem ser recortadas com tesoura para se adaptar ao tamanho desejado.

9- O costado das lixas geralmente indicam seu tamanho e grãos, ideal para evitar erros.

Linha de frente: Equipamentos food service que chamam a atenção!

Garantindo elegância, beleza e melhor visibilidade, alguns equipamentos ajudam comércios do ramo alimentício a se tornarem muito mais atrativos. Confira os produtos que ajudam nesse processo!

Para atender comércios como: hotéis, restaurantes, lanchonetes, padarias, etc., alguns produtos precisam fazer parte do ambiente para torna-lo ainda mais bonito e atrativo. Uma boa apresentação dos alimentos que são vendidos torna o local ainda mais convidativo para quem passa em frente dele. Saiba como dar cara nova ao seu comércio.

Vitrine com salgados

Estufas.

Estabelecimentos que oferecem pães de queijo, estufa cheia de salgadossalgados fritos e assados,
pizzas, tortas e muito mais,precisam de uma estufa de qualidade para manter o produto quentinho e fresquinho sempre.
Atualmente, existem estufas de vários tipos, as mais indicadas são as que mantem a umidade do produto, ou seja, que não ressecam o salgado quando armazenado. Para isso, escolha estufas com termostato inteligente (que aumentam ou diminuem a temperatura conforme a necessidade do alimento), com vidro temperado que não embaça, e com a opção para forma de pizza. Quando o salgado não precisa manter a umidade, estufas simples que apenas mantem o calor são o suficiente.  Dependendo do seu balcão, você pode colocar estufas maiores com todo tipo de salgados, pois toda estufa vem com bandejas que separam os salgados.

Suqueiras.

Para acompanhar a comida oferecida, nada melhor que um suco gelado e refrescante. Em hotéis, buffets e alguns restaurantes é comum colocar em cima da mesa suqueiras onde o cliente se serve à vontade. A maioria é confeccionada em plástico resistente e vem com um espaço para colocar gelo, o que ajudar a manter o suco na temperatura certa. Algumas suqueiras conseguem armazenar até dois tipos de sucos diferente, sem ocorrer mistura dos sabores.

Torres de Chopp.

 

Torres de chopp são sucesso em bares e restaurantes, chopeira da marca marchesoni ao lado de duas taças de chopp e petiscospois promovem conforto e tranquilidade aos clientes. Ao usar uma torre para chopp o cliente não precisa chamar o garçom toda hora para encher o copo, ao invés disso, quando a torre de esvazia o garçom apenas troca a torre por uma cheia sem incomodar o cliente ou interromper as conversas à todo momento com as idas e vindas.

Cafeteiras Industriais.

Cafeteiras profissionais de restaurante e padarias

O café está presente na vida dos brasileiros todos os dias, por isso em padarias, hotéis e outros estabelecimentos, onde o fluxo de pessoas é elevado, uma cafeteira industrial é a melhor solução. O mercado oferece cafeteiras de alumínio com capacidades variadas, tudo depende da quantidade de pessoas atendidas diariamente no estabelecimento. Como as cafeteiras são de inox, elas podem ficar expostas na bancada da lanchonete também, pois tem design moderno e atraente. Algumas cafeteiras têm dispensar para água quente, café, chá ou leite e todas mantem a bebida quente, basta manter o termostato ajustado para a temperatura desejada.

Chocolateiras e crepeiras.

chocolateira e crepeira de fazer crepe suiço, ambos da marca marchesoni um ao lado do outro

As chocolateiras e crepeiras são a melhor forma de chamar a atenção dos clientes para seu estabelecimento, afinal, quem resiste a essas guloseimas? Colocando um produto desse estrategicamente a vista dos clientes, as chances de aumentar a clientela do estabelecimento é bem alta. A chocolateira mantém o chocolate na temperatura correta para cobrir frutas, trufas e outros alimentos.
A crepeira também se mantem quente mesmo desligada para que você não deixe seu cliente esperando por muito tempo pela comida. A crepeira é portátil e pode ser usada em pequenos ou grandes estabelecimentos.

Outros utensílios.

Galheteiros para azeite e vinagre, porta-palito, porta sachet, cestos de vime para pão e pizza também ajudam a organizar o ambiente e evitar desperdícios de alimentos. Colocando os galheteiros, porta palitos e porta sachet na mesa, você deixa a medida correta de temperos para o cliente usar e isso também evita que o cliente precise levantar toda hora para buscar o azeite, por exemplo, em cima do balcão.
Já os cestos de vime são indicados para padarias, mercados e hipermercados. Com eles além de expor os produtos, os cestos para pão de vime dão um ar mais sofisticado ao ambiente, deixando o estabelecimento com ar intimista e mais agradável.

Produtos Marchesoni.

A Marchesoni oferece equipamentos de food service com qualidade e excelente custo x benefício. Da estufa para salgados, até a chocolateira seus produtos são confeccionados com alta tecnologia para tornar o ambiente ainda mais eficiente e lucrativo. Conheça a linha completa da Marchesoni.

Dicas Importantes:

– Verifique sempre a voltagem dos produtos como cafeteiras, chocolateiras, estufas, etc, antes de ligar a máquina na tomada.

– As cafeteiras contêm válvulas para a saída de café e água, garanta que o cliente entenda o procedimento e se sirva com cuidado, conservando o equipamento.

– Torres de chopp podem ser facilmente higienizadas apenas com água e sabão.

– Esteja sempre atento para a capacidade dos produtos, utilize sempre o manual de instruções para uso correto.

– Fique atento aos prazos e condições para a garantia dos produtos comprados.

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Como melhorar a eficiência na empresa usando quadro branco.

Criados para substituir o quadro negro e o uso de papéis, o quadro branco é uma opção prática e barata que garante extrema versatilidade no ambiente de trabalho e muita organização!

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Inventado em 1960 e fabricado em laminado melamínico, o quadro branco se tornou referência em versatilidade. Seu uso dentro do ambiente corporativo é amplo e muitas empresas aderiram o quadro branco para organizar brainstorms e as tarefas que precisam ser executas no dia a dia. Conheça um pouco mais sobre o quadro organizador e como usá-lo no ambiente corporativo.

Por que usar o quadro branco?

O quadro branco tem como função oferecer agilidade, praticidade, organização e principalmente auxiliar na elaboração dos planejamentos mensais, diários etc., para que todos os funcionários compreendam perfeitamente o que deve ser feito e executado durante a jornada de trabalho.
Muito utilizado em escritórios, escolas e empresas de diversos segmentos, o quadro branco também projeta imagens sem alterar as cores originais, ou seja, é perfeito para apresentações em Power Point ou com outros arquivos, facilitando a visualização para todos os presentes e garantindo a interação entre o virtual e o real. Usando as canetas para quadro branco, ou a caneta laser point, é possível sublinhar, circular ou ressaltar alguma informação projetada.

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Funcionalidades:

Auxiliando a comunicação visual da empresa, o quadro branco vem com um apagador confeccionado em tecido de algodão que não risca o quadro e canetas especiais para esse tipo de superfície nas cores: azul, vermelho, verde e preto. Se o quadro for magnético ele vem com imãs para prender recados e outras anotações. Também existem quadros mais sofisticados em porcelana com diversas molduras que se adaptam ao design do ambiente.
Com longa duração, as tintas utilizadas na lousa branca são perfeitas para marcar objetivos futuros, metas de trabalho para o mês etc., pois não apagam facilmente e garantem que as escritas permaneçam intactas por vários dias, servindo como lembrete, calendário, ou até para fazer listas.
Com tamanhos específicos, o quadro branco se encaixa em diferentes ambientes, podendo ser fixado em paredes ou apoiado em cavaletes.
Escolhido o quadro branco, basta arrumar um lugar onde ele fique acessível para que todos os funcionários envolvidos o vejam e possam fazer as alterações necessárias nos projetos.

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8 Dicas de como usar o quadro branco de forma eficaz:

1- Utilize o quadro como lembrete de reuniões, metas e objetivos a serem alcançados.

2- Mantenha-o sempre em um ponto estratégico da sala de reuniões, possibilitando a visualização de todos os colaboradores.

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3- Sempre limpe o quadro para que a tinta da caneta não seque e prejudique a visibilidade nos usos futuros.

4- Utilize todas as cores disponíveis para criar esquemas, mapas mentais ou circuitos que auxiliem na compreensão do tema da conferência.

5- Limpe o quadro com produtos adequados para que não afetem sua qualidade ou vida útil.

6- Use o quadro para interagir com os colaboradores da empresa ou os participantes de reuniões.

7- Utilize o quadro para receber projeções para facilitar a explicação de algum conteúdo.

8- Integre o uso de imãs, canetas, post-it e projeções, assim o quadro branco pode ser utilizado como uma ótima ferramenta visual!

 

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04 dicas para conseguir fazer reparos emergenciais!

Saiba tudo sobre materiais para fixação (parafusos, porcas, buchas e arruelas) e reparos. Conhecendo os produtos e os procedimentos para fixar e reparar objetos você facilita e muito o trabalho diário!

Imprevistos acontecem no ambiente de trabalho, desde o papel sulfite que acaba na hora da impressão de um documento importante, até uma prateleira que cai por ter sido fixada incorretamente.  O que nos interessa hoje é esse segundo caso: Quando esse tipo de acidente acontece, o que deve ser feito? Como proceder? O que eu preciso ter no ambiente de trabalho para resolver esse tipo de problema? Separamos 4 dicas importantes para ajudar a organizar a caixa de ferramentas para reparos emergenciais da sua empresa!

1- Para fixação de quadros de aviso, prateleiras, quadros, etc. nas paredes:

Para fixar esse tipo esses objetos em paredes serão necessários, essencialmente, parafusos, buchas de parede e uma furadeira. Existem diversos tipos de parafusos para essa finalidade. Os mais indicados são os parafusos chipboards e os parafusos panelas.  As buchas servem para dar maior suporte ao parafuso, é a bucha que evita que o parafuso solte da parede, por isso a sua importância. A furadeira é usada para furar a parede corretamente, jamais use o martelo para fazer esse tipo de serviço.

Dica: É necessário escolher a broca correta para que a bucha fixe com firmeza na parede, se a broca for maior que a bucha, ela vai ficar solta.

2- Para fixação de porta e montagem de móveis.

Móveis precisam de vários tipos de parafusos. A maior parte dos parafusos usados para montagem de móveis são parafusos pequenos, geralmente para fixar a dobradiça em portas, unir o puxador as gavetas etc. Contudo, em alguns casos, para arrumar o gaveteiro do escritório, ou até a porta de entrada da empresa serão necessários tanto os parafusos quanto arruelas. Arruelas ajudam a fixar melhor o parafuso, evitando que ele se solte.

Dica: Dependendo da porta, um parafuso maior e mais grosso será necessário para que ela não se desprenda do batente novamente. Para fixar parafusos, uma chave de Philips é o necessário.

3- Fixação de buchas em paredes de gesso.

As paredes de gesso são mais delicadas que paredes de concreto. Dependendo do que será fixado nesse tipo de parede, é importante usar a bucha específica. Se houver a necessidade de fixar quadros, lousas ou prateleiras em uma parede de gesso, opte pelas buchas para gesso, elas foram criadas para evitar rachaduras nesse tipo de superfície.

Dica: Se a sua parede de gesso cedeu, talvez o problema seja o peso que está nela. Use uma parede de concreto para colocar prateleiras com livros, pastas e arquivos.

4- Estruturas metálicas, bicicletas, motores e pneus.

Alguns reparos só são possíveis com a ajuda de um profissional, mesmo sendo um reparo de emergência. Se você tem uma oficina, tanto mecânica quanto uma bicicletaria, é necessário estar preparado para esse tipo de chamado. Tenha sempre a mão, parafusos sextavados, parafusos panelas, parafusos chipboards, arruelas, buchas universais, buchas para gesso, buchas americanas e porcas.
Caso o reparo seja em uma estrutura metálica, você precisará de parafusos mais grossos, arruelas e porcas para fixar bem e evitar que um acidente maior ocorra. Bicicletas, motores de carros, rodas precisam dos mesmos utensílios. Variando os tamanhos você consegue atender a grande maioria do público.

Dica: Escolha bem os parafusos, porcas e arruelas que serão usados. Se a estrutura ficar ao ar livre, parafusos de aço inox são a melhor escolha, pois não oxidam em contato com o oxigênio.

Linha branca: Conheça sua importância!

Em diversos segmentos profissionais na área gastronômica e na área de saúde, são necessários acessórios de higiene durante o expediente, chamados de Linha Branca. Conheça tudo sobre esses itens!

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Usados na área de saúde e alimentação, a linha branca possui diversos produtos criados especialmente para evitar contaminações e garantir a limpeza e higiene necessárias em locais onde qualquer contaminação ofereça riscos aos clientes e funcionários.
Muito usados em hospitais, clínicas, cozinhas industriais, frigoríficos e laboratórios esses itens, em sua maioria, são descartáveis e são na cor branca para mostrar a higiene dentro do ambiente de trabalho. Encontramos nessa linha aventais de TNT, aventais de PVC, botas de PVC, sapatos em EVA antiderrapantes, propé descartáveis, toucas descartáveis, macacões de TNT etc.

Produtos linha branca:

– Sapatos em EVA: São impermeáveis e antiderrapantes. Indicados para uso em hospitais e em cozinhas industriais

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– Máscaras de TNT descartáveis: Evitam a transmissão de bactérias e de saliva durante o dia de trabalho. Podem ser usadas em hospitais, clínicas, centros de tratamento intensivo, cozinhas profissionais e muito mais.

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– Toucas descartáveis de TNT: Toucas descartáveis evitam que fios de cabelos caíam na comida durante sua preparação ou que se espalhem pelo ambiente. Devem ser usadas na área de saúde e na área alimentícia.

– Botas em PVC: Antiderrapantes e geralmente com proteção antibactericida, as botas de segurança são indicadas para frigoríficos.

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– Outros descartáveis: Propé, macacões, aventais, protetor de barba têm todos as mesmas funções, eles evitam que o funcionário leve bactérias, cabelos e outras secreções para dentro do ambiente de trabalho.

Dicas importantes:

– Toucas, luvas e máscaras são descartáveis. Após o uso é necessário fazer o descarte.

– Sapatos de proteção devem ser sempre higienizados com água e detergente neutro.

– Roupas brancas, jalecos e aventais devem estar sempre limpos, o que irá demonstrar o cuidado com a higiene no ambiente de trabalho.

– Se os sapatos e botas para segurança dos pés demonstrarem desgaste é necessário trocá-los imediatamente.

– Quem fornece os produtos descartáveis para os funcionários é a empresa.

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Limpeza de condomínio: Como e porque fazer.

Aprenda como manter seu condomínio organizado e conservado através da limpeza geral, manutenção e conservação. Confira!

condominio

Um condomínio limpo e bem conservado causa sempre uma boa impressão em moradores e visitantes, além de ser um ponto fundamental para manter a saúde e bem estar dos condôminos. Para isso, é necessário ter um planejamento de limpeza, os produtos e equipamentos certos para cada área, como corredores, hall de entrada e as demais áreas compartilhadas.  No entanto, quando o assunto é limpeza, os administradores do condomínio devem sempre ficar atentos e auxiliar os moradores, pois além de colaborar com a conservação da estrutura, a rotina de higiene é algo simples que deve ser praticado por todos!

Cuidados com a Limpeza do Condomínio.

Quando não há uma empresa especializada em limpeza trabalhando no condomínio, são necessários cuidados especiais e produtos adequados, o que evitará desperdício de água ou possíveis danos á estrutura do local.
Equipamentos apropriados também são importantes: lavadoras de alta pressão que tiram sujeiras encrustadas e economizam água, aspiradores de pó para sofás e carpetes de salas compartilhadas e hall de entrada, enceradeira para deixar o chão brilhando evitando riscos, carros funcionais utilizados na rotina para facilitar a locomoção dos produtos utilizados na faxina, odorizadores para saunas e banheiros e produtos químicos designados para limpeza de piscinas, elevadores, etc.
Não podemos deixar de lado as vestimentas de proteção ideais que devem ser utilizada durante a limpeza, como botas de PVC antiderrapantes, luvas de PVC e roupas impermeáveis.

limpeza

Evitando a proliferação de mosquito.

 Para garantir a saúde dos moradores do condomínio, é preciso ter pequenos cuidados que fazem total diferença! Com a limpeza periódica de locais que possuem água (piscina, chafariz, lago artificial) e mantendo o nível de cloro em dia, já podemos evitar a proliferação de pequenos insetos que trazem desconforto e problemas de saúde. Mas os moradores também devem colaborar: colocar terra ou areia nos pratos de plantas também faz a diferença, pois assim será muito mais difícil que mosquitos como o aedes aegypti depositem seus ovos e se proliferem. Com a limpeza regular, é possível oferecer segurança para todos os frequentadores do condomínio e seus moradores.

Desenvolva um cronograma de limpeza.

Nem toda área deve ser higienizada todos os dias, mas ao mesmo tempo, alguns ambientes precisam de limpeza pelo menos uma vez por dia. Esse é o caso de janelas, portas e rodapés, sem contar com os banheiros de uso comum, academias, hall e lixeiras pequenas. O restante dos locais deve ser organizado com limpeza semanal, quinzenal ou mensal de acordo com a necessidade e disponibilidade de recursos, o que é muito importante.
Os horários também devem ser programados, para acompanhar a demanda de limpeza e não atrapalhar os condôminos, como por exemplo: para limpar a academia, é necessário um profissional que esteja disponível após o horário de funcionamento.
O ponto mais importante é avaliar as necessidades específicas de cada condomínio e preparar os funcionários para que estejam sempre observando o ambiente e quais as necessidades mais imediatas de limpeza e organização.

cronograma

5 dicas para manter a limpeza no condomínio:

 – Ter sempre materiais e equipamentos adequados disponíveis.

– Evitar sujeira acumulada através de limpezas mais rigorosas.

– Sempre manter jardins e árvores podados.

– Providenciar equipamentos de segurança como vestimentas e placas sinalizadoras.

– Trocar regularmente acessórios que auxiliam na limpeza, como vassouras, esponjas e panos que são utilizados diariamente.

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